Home Conselho Deliberativo

Conselho Deliberativo

aliÁly Ferreira Flores Filho É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Concluiu o doutorado em Electrical Engineering, na University of Wales College of Cardiff, no País de Gales, Reino Unido, em 1996. Possui cinco produtos tecnológicos registrados, entre eles uma patente concedida na Grã-Bretanha e uma carta-patente concedida no Brasil. Supervisionou três estágios pós-doutorais. Orientou quinze mestres e oito doutores, além de ter realizado, ao longo de sua carreira, mais de cento e cinquenta orientações entre bolsas de nível médio, de iniciação científica e tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação nas áreas de Eletrotécnica e Engenharia Elétrica. Recebeu cinco prêmios. Já participou de diversos projetos de pesquisa como coordenador e como membro de equipe. Dentre esses projetos, muitos resultaram em tecnologias desenvolvidas ou originais e depositadas, ou transferidas ao setor produtivo. É autor de trabalhos em periódicos de primeira linha, atua também como revisor e é membro de conselho editorial de periódicos nacionais e estrangeiros. Sua área é a Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas Elétricas Rotativas, Lineares, Materiais Magnéticos, Atuadores Eletromecânicos e Transdutores Eletromagnéticos. É coordenador do Laboratório de Máquinas Elétricas, Acionamentos e Energia, LMEAE, da UFRGS. Foi presidente da SBMAG. Atua também como consultor ad hoc junto ao CNPq, CAPES e FAPERGS. É membro da IEEE Magnetics Society.

carlos-antonioCarlos Antonio França Sartori é engenheiro eletricista, concluiu seu curso de graduação, e obteve os títulos de Mestre e Doutor, todos na Escola Politécnica da USP (1983 1994 e 1999), e estágios de pós-doutorado no Institut National Polytechnique de Grenoble e na École Centrale de Lyon, atuando em ambas como Professor Convidado. Atualmente, é Professor Convidado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, Engenheiro-Tecnologista Senior III e Professor do Programa de Pós-graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN/CNEN-SP, e Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na PUC/SP participou de diversos Conselhos e foi Vice-Diretor de Faculdade Ciências Exatas e Tecnologia. Participa de diversas sociedades cientificas nacionais e internacionais tais como IEEE, SBMag e ICS. Publicou, cerca de 100 artigos, em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos, e diversos relatórios técnicos. Foi pesquisador nível 2 do CNPq. Entre os temas de pesquisa que atua destacam-se aqueles relacionados à Compatibilidade Eletromagnética (CEM) e Eletromagnetismo Aplicado. Entre estes: Avaliação de ambientes eletromagnéticos, Descargas atmosféricas, Determinação de Fontes Equivalentes de Emissões Conduzidas e Radiadas, Câmaras Reverberantes, CEM & Gerenciamento de Riscos, CEM & Equipamentos Embarcados, Métodos Numéricos – Análise no Domínio do Tempo.

renatoRenato Carlson é Engenheiro Eletricista pela UFRGS em 1969, Mestre pela UFSC em 1973 e Docteur Ingenieur pela Université Paul Sabatier, Toulouse, França, em 1977. Em 1970, foi admitido na UFSC onde foi Professor Titular até 1998. Foi Diretor do Centro Tecnológico de 1992 a 1996 e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 1996 até 1998. Em 1998 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Comendador. De 1989 a 1990, fez um estágio de pós-doutorado no Laboratoire d’Electrotechnique et d’Electronique de Puissance do Institut National Polytechnique de Toulouse, França, obtendo naquele período seu Diplôme d’Habilitation à Diriger des Recherches. Foi membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia da SESu/MEC de 1993 a 1996 e da Comissão do Provão de Engenharia Elétrica do INEP de 1996, a 2003. Orientou 34 mestres e 11 doutores. Publicou 31 artigos em periódicos relevantes, dois capítulos de livro e 167 trabalhos em Conferências.  É Bolsista de Produtividade Sênior do CNPq após 15 anos como Pesquisador 1A. É Senior Member do IEEE e membro do Electric Machines Committee da Industry Applications Society. É membro da SBA, SOBRAEP e ex-Presidente da SBMag. Foi membro do CAEE do CNPq, membro do Grupo Assessor de Cooperação Internacional e membro do Comitê Assessor de Editoração. Junto ao MCT atuou como representante da área de Engenharia no PRONEX. Atuou também como representante da área de Tecnologias na Comissão de Avaliação e Acompanhamento do PRONEX. Participa da Comissão Consultiva de Engenharia do MERCOSUL, junto à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Desenvolve suas atividades de pesquisa e consultoria em projeto, otimização e análise de máquinas elétricas e outros dispositivos eletromecânicos e na aplicação de métodos numéricos na solução de problemas eletromagnéticos. Desenvolve ainda atividades de assessoria à SESu/MEC, CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERJ e outras.