Home Diretoria

Diretoria

presidente-joseJosé Roberto Cardoso é professor titular Escola Politécnica da USP. Ministra cursos de Eletromagnetismo e Conversão Eletromecânica de Energia, escreveu 3 livros. É membro atuante de organizações internacionais que se dedicam à Educação em Engenharia.

Titulou 39 mestres e doutores e supervisionou 5 pós-doutorados, foi membro da Comissão de Avaliação da CAPES e presidente da Comissão de Pós-Graduação. Foi Diretor da EPUSP no período 2010-2014. Na pesquisa, sua área de atuação contempla: métodos numéricos para o eletromagnetismo, teoria eletromagnética, máquinas elétricas, tecnologia metroferroviária e educação em engenharia. Sua produção científica apresenta mais de 70 artigos em revistas qualificadas e mais de uma centena de comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais.

Realizou pós-doutorado em Grenoble/França. Criou o LMAG-Lab. de Eletromagnetismo Aplicado e com colegas da UFMG e da UFSC fundou a SBMAG-Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo em 1995. Foi chairman do COMPUMAG/RIO em 1997 e é pesquisador 1-B do CNPq.

patrickPatrick Kuo-Peng  é Professor Titular da UFSC, atuando no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica. Ministra cursos de Circuitos Elétricos e Conversão Eletromecânica de Energia. Foi tesoureiro da SBmag durante dois mandatos (2006-2008 e 2008-2010)  e atualmente é vice-presidente desta mesma sociedade (gestão 2010-2016). É também membro da ICS (International Compumag Society). Titulou 27 mestres e 11 doutores. Coordenou e participou de vários projetos de cooperação internacional com instituições francesa e belga. Sua produção científica apresenta mais de 50 artigos em revistas qualificadas e mais de 150 comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais. Atuou como coordenador do Programa de Pós Graduação da Engenharia Elétrica da UFSC por cerca de três. Foi também membro da comissão organizadora dos congressos MoMag2008 e Compumag 2009. Atualmente é bolsista pesquisador nível 1-C do CNPq. 

 

mario-leiteMario Leite Pereira Filho concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP em 2005. Atualmente é pesquisador III do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT/SP e responsável pelo Laboratório de Equipamentos Elétricos e ópticos. Publicou 8 artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Publicou 2 livros e tem registro de 1 software especializado. Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Compatibilidade eletromagnética. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de uma dezena de colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu CV Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico cultural são: Ambiente Eletromagnéticos, Efeitos Biológicos, Exposição a Campos Eletromagnéticos, Poluição Eletromagnética, Compatibilidade Eletromagnética, Campo Magnético, Aterramento, Campos Eletromagnéticos, Complex Images e Energia Elétrica. 

 

bernardoBernardo Pinheiro de Alvarenga é professor associado da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da Escola. Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas a Máquinas Elétricas, Conversão Eletromecânica de Energia e Elementos Finitos. Orientou 8 trabalhos de mestrado e tem interesse nas linhas de projeto e análise de máquinas elétricas, projeto de dispositivos eletromecânicos, aplicação de métodos numéricos na solução de problemas eletromagnéticos. Publicou cerca de 9 trabalhos em periódicos relevantes, um capítulo de livro e cerca de 35 trabalhos em Congressos nacionais e internacionais. Realizou estágio pós-doutoral na Newcastle University em 2015 e já foi pesquisador nível 2 do CNPq no período 2013-2015.