Home Fundamentos

Fundamentos

Princípios

A SBMAG foi criada para congregar pesquisadores envolvidos com as seguintes linhas de pesquisa e suas conexões multidisciplinares com outras ciências:

  • Cálculo de campos estáticos e variáveis no tempo
  • Campos rapidamente variáveis, propagação de ondas e problemas de espalhamento.
  • Otimização e problemas inversos em Eletromagnetismo.
  • Propriedades dos materiais e suas aplicações em dispositivos eletromagnéticos.
  • Acoplamento multifísico envolvendo eletromagnetismo.
  • Máquinas elétricas, engenharia biomédica, interferência e compatibilidade eletromagnética.
  • Métodos numéricos e metodologia de software em eletromagnetismo.
  • Instrumentação e sensores para aplicações eletromagnéticas.

Conceito

A SBMAG, como sociedade científica, é parte do ecossistema de defesa da ciência no país.  É membro da SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e reconhecida como representante legal da comunidade juntos ao CNPq, CAPES, FAPs e demais organismos de gestão da ciência e tecnologia no país.

É parceira umbilical da SBMO – Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica; não só no cumprimento dos objetivos fundamentais das instituições, mas também na atuação conjunta em eventos científicos para a difusão e crescimento das pesquisas em eletromagnetismo no país.

Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo

O CBMAG – Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo é o evento mais importante para a SBMAG. Trata-se de um evento bienal realizado simultaneamente com o Simpósio Brasileiro Micro-ondas e Optoeletrônica da SBMO sob a sigla MOMAG.

 O evento é o mais importante fórum brasileiro científico e tecnológico para apresentar e discutir avanços, desenvolvimentos e aplicações nas áreas de eletromagnetismo aplicado em baixas e em altas frequências.

Além da publicação em anais, um número limitado de trabalhos apresentados no MOMAG é selecionado para publicação no “The Journal of Microwaves, Optoelectronics and Electromagnetic Applications” editado pela SBMO.