Christophe Geuzaine e João Pedro Assumpção Bastos
Nosso amigo e colega Patrick Dular faleceu em 6 de Setembro de 2017, após uma súbita doença quando estava com seus 50 anos. Deixou três filhos (Julien, Tom e Bruno) e sua companheira Pascale. Patrick nasceu em 28 de agosto de 1967 em Liège, Bélgica. Após seu curso de Engenharia em Sistemas de Potência (1990), defendeu sua tese de doutorado na Universidade de Liège em 1994. Pesquisador nato, sua carreira se desenvolveu na Universidade de Liège, inicialmente como Pós-doutorado (1994), Pesquisador Associado (1996), Pesquisador Associado Senior (2007) e Diretor de Pesquisas (2012). Era pesquisador do FNRS (Belgian Fund for Scientific Research).
A pesquisa de Patrick estava relacionada com a modelagem matemática e numérica aplicada a sistemas eletromagnéticos. Mais especificamente, publicou papers seminais sobre o uso de Elementos Finitos de Whitney em problemas 3D de correntes induzidas. Seus trabalhos mais recentes davam ênfase no acoplamento de diferentes modelos físicos e métodos numéricos. Desde 1997, desenvolvia o software open source GetDP para o tratamento desses problemas, em colaboração com seu colega Christophe Geuzaine e vários estudantes de pós-graduação na Universidade de Liège.
Patrick era um grande viajante e, como um cientista globe-trotter, era frequentemente convidado como pesquisador e professor na França, na Finlândia, no Vietnam, no Brasil e vários outros países. Fazia parte de vários comitês científicos associados a conferências e simpósios como EMF, Numelec, COMPUMAG, CEFC, EPNC, ACOMEN e ISEF. Era membro do comitê gestor da International Compumag Society desde 2008 e foi co-chairman do Editorial Board dos COMPUMAGs de Aachen (2007) e Budapeste (2013). Foi também Coordenador Geral de seis edições do International Symposium on Electric and Magnetic Fields (EMF) entre 1996 e 2009.
Durante a sua ativa carreira, Patrick atuou como orientador e coorientador de muitas teses de doutorado. Ele será fortemente lembrado, com muito afeto, pelos vários estudantes e colegas por seu entusiasmo em comunicar sua paixão não somente restrita à ciência e à engenharia, mas também pela aventura, atividades outdoor, fotografia e obviamente, pelos seus três queridos filhos.
No que diz respeito à comunidade brasileira, podemos acrescentar que Patrick tinha, no mais amplo sentido, um imenso amor pelo nosso país. Desde 1997, após COMPUMAG-Rio, ele nos procurou, pois desejava passar um ano no Brasil. Foi persistente neste objetivo, que se concretizou em 1998-1999, quando veio trabalhar no GRUCAD/UFSC. Nesse momento, concentrou-se em desenvolver o sistema GetDP, que nunca cessou de evoluir. Patrick manteve contato com a UFMG e a USP, universidades que atuam na área de Modelagem Eletromagnética, onde também deixou muitos colegas e amigos. Mantivemos vários acordos bilaterais de colaboração científica com a Universidade de Liège, e nossa interação nunca foi interrompida. Nessas colaborações, houve várias missões de trabalho de professores brasileiros em Liège e, sobretudo, a formação de muitos estudantes de pós-graduação que passaram por Liège e que foram orientados por ele. Patrick sempre foi um grande companheiro da nossa comunidade e grande apoiador das nossas demandas no cenário internacional. Ajudou-nos muito na organização do COMPUMAG-2009, em Florianópolis.
Patrick era uma pessoa generosa, amiga e solidária. Era muito agradável recebê-lo no Grucad/UFSC quando efetuava suas inúmeras missões. De imediato, reunia-se com colegas e estudantes para discutir a evolução de vários trabalhos, e não somente daqueles aos quais estava ligado. Todos os assuntos da área lhe interessam e seu maior prazer era interagir e colocar à disposição seus imensos conhecimentos nos nossos tópicos de pesquisa. Interessava-se também pelas atividades que vão além do trabalho. De fato, aproveitávamos suas estadas aqui para passear, fazer trilhas, viajar, jantar, conversar sobre assuntos diversos, etc. Por onde passava, Patrick deixava amigos. A comunidade brasileira e, temos percebido, toda a comunidade internacional estão profundamente consternadas com o adeus prematuro desta estimadíssima pessoa. A falta deste colega é irreparável. E o amigo não será esquecido.