Análise experimental e modelização teórica de redes prediais, e industriais visando estudos de Compatibilidade eletromagnética.
Resumo: Atualmente, devido as características dos ambientes eletrodomésticos dos edifícios modernos, resultantes de fenômenos eletromagnéticos naturais e daqueles resultantes da contribuição dos equipamentos elétricos e eletrônicos, os estudos de compatibilidade eletromagnética assumem grande importância. Este fato pode ser explicado face aos baixos níveis de imunidade de equipamentos face aos níveis de emissões radiadas e conduzidas presentes nestas instalações, podendo comprometer os aspectos operacionais e de segurança dos sistemas existentes. A palestra a ser ministrada tem por objetivo abordar alguns tópicos referentes a modelização de redes prediais, e eventos decorrentes desta “digitalização”, e o desenvolvimento de metodologias adequadas à busca de soluções, visando minimizar os eventuais efeitos de IEM na faixa de frequência considerada. A análise de contribuições de emissões conduzidas de equipamentos, tais como de conversores de frequências, e seus efeitos resultantes, serão ressaltados.
Palestrante: Tamiris Grossl Bade
Doutoranda no Laboratório de engenharia elétrica de Grenoble (G2Elab), França, em cotutela com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. No período de abril a novembro de 2017 permanecerá como visitante no LMAG/EPUSP, onde realiza estágio de doutorado.