URGENTE : Manifestação dos coordenadores de área quanto a suspensão da avaliação quadrienal
URGENTE : Manifestação dos coordenadores de área quanto a suspensão da avaliação quadrienal

URGENTE : Manifestação dos coordenadores de área quanto a suspensão da avaliação quadrienal

outubro 7, 2021

Os coordenadores de área, coordenadores adjuntos e coordenadores dos programas profissionais que compõem o Colégio de Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar da CAPES manifestam sua preocupação com a paralisação do processo de avaliação dos programas de Pós-Graduação no quadriênio 2017-2020 por decisão judicial. Esta suspensão põe em risco a CAPES, agência de estado, que desde sua fundação vem dedicando esforços no sentido de fortalecer o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) com resultados extremamente positivos. Dentre essas ações, o processo de avaliação dos programas de Pós-Graduação, realizado ininterruptamente desde a década de 70 do século passado, é uma das ações mais importantes. 

Em Carta Aberta, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) manifestaram seu desacordo e preocupação com essa situação, indicando a necessária manutenção do processo de avaliação. A posição desses atores maiores do cenário da ciência nacional destaca o pioneirismo do modelo de avaliação realizado pela CAPES, ressaltando a importância de um processo em contínua evolução. Este posicionamento é também de vários outros atores igualmente importantes nos cenários da Educação, Ciência e Tecnologia nacionais, como a ANDIFES, CRUSP, Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação (FOPROP), Sociedades Científicas e Fóruns de coordenadores de pós-graduação de várias áreas. 

A decisão judicial põe em risco o modelo atual de avaliação, onde o contínuo aprimoramento procura acompanhar a dinâmica da evolução das áreas, reflexos da dinâmica própria dos diferentes campos do conhecimento. A necessidade de definição de critérios com antecedência de quatro anos e a exigência de notas de corte, sugeridas na petição inicial da ação na justiça, trata a avaliação de programas de pós-graduação como sendo equivalente a um concurso público, dois objetos claramente distintos. 

O atual formato da avaliação é resultado de um processo de consultas à comunidade induzido pelo Conselho Superior da CAPES estimulado pelo Comitê de acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e consiste em modificações pontuais do formato da avaliação realizada no quadriênio 2013-2016. Entretanto, o modelo de avaliação comparativo continua sendo a base da avaliação do período 2017-2020. Essas mudanças pontuais na ficha de avaliação foram amplamente discutidas com os coordenadores dos programas, tanto em visitas formais dos coordenadores de área e adjuntos a programas, pela interação constante com os Fóruns de coordenadores das diferentes áreas ao longo do quadriênio e na reunião de meio-termo em 2019. Finalmente, todos os documentos de apoio à avaliação foram aprovados nas diversas instâncias da CAPES e, de forma transparente, disponibilizados à comunidade em tempo hábil. 

A liminar dirigida à Capes que paralisa a avaliação e questiona a utilização da ficha atual põe em risco todo este processo. Desta forma, gostaríamos nesse momento de expressar o nosso apoio à manutenção da avaliação quadrienal 2017-2020, com a utilização dos critérios estabelecidos e pactuados com as coordenações dos programas

Em 06/10/2021 

NOMEINSTITUIÇÃOÁREA
Fernando LázaroPUC-RioAstronomia/FísicaCoordenador
Freire Junior
Alberto SaaUNICAMPAstronomia/FísicaCoordenadorAdjunto
Rubem LuisCBPFAstronomia/FísicaProfissionais
Sommer
Adriana SilvaUFRJBiotecnologiaCoordenadora
Hemerly
Tiago VeirasUFPELBiotecnologiaCoordenador Adjunto
Collares
Marcelo MaraschinUFSCBiotecnologiaProfissionais
Jarcilene Silva deUFPECiências AmbientaisCoordenadora
Almeida
Jairo LizandroFeevale/Ciências AmbientaisCoordenador Adjunto
SchmittCesmac
Liliana Pena NavalUFTCiências AmbientaisProfissionais
Paulo RobertoUFPECiência da ComputaçãoCoordenador
Freire Cunha
José CarlosUSPCiência da ComputaçãoCoordenador Adjunto
Maldonado
Avelino FranciscoPUCRSCiência da ComputaçãoProfissionais
Zorzo
Rômulo DanteUFRJEngenharias ICoordenador
Orrico Filho
Vladimir CaramoriUFALEngenharias ICoordenador Adjunto
Borges de Souza
Ricardo AndréUFOPEngenharias IProfissionais
Fiorotti Peixoto
Reinaldo GiudiciUSPEngenharias IICoordenador
Luiz Antonio PessanUFSCarEngenharias IICoordenador Adjunto
Diana Cristina SilvaUFCEngenharias IIProfissionais
de Azevedo
Edgar NobuoUnBEngenharias IIICoordenador
Mamiya
Ana Paula CabralUFPEEngenharias IIICoordenador Adjunto
Seixas Costa

Divulgue no SBMAG

Cadastre-se

Participe da nossa newsletter e garanta as novidades da SBMAG